Motivação 10 meses ago
|
Você tem hábitos ruins? Não precisa ser algo sério, como fumar. Um hábito ruim pode ser a mania de roer as unhas, especialmente quando a ansiedade domina.
O escritor Niklas Goeke diz que roeu as suas por mais de 10 anos, até perceber que era um problema.
Quando começou a estudar sobre autoconhecimento, Goeke fez da sua missão parar com esse hábito. Preparou, então, uma lista com 27 exercícios para desenvolver a mente e decidir o que é interessante eliminar em nossas vidas.
A lista de Goeke é composta de três níveis:
Antes de conhecer os exercícios propostos por Goeke, você precisa entender o que é autoconhecimento e o porque esse processo é tão importante.
Autoconhecimento significa tomar consciência do que somos e do que queremos para nós mesmos, levando em consideração as nossas emoções, os potenciais e limitações.
O autoconhecimento nos permite ter uma noção clara de nossos desejos e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Abre nossa mente para valorizarmos nossas qualidades e avaliarmos os pontos que precisam ser trabalhados e/ou modificados.
Portanto, o autoconhecimento é um caminho para o crescimento. Quando nos conhecemos profundamente, tomamos as rédeas das nossas vidas e escrevemos a nossa própria história.
O filósofo e escritor da Antiga China, Lao-Tsé já dizia: “Aquele que conhece os outros é sábio; aquele que conhece a si próprio é iluminado”.
A: Activating Event, ou evento de ativação, que ativa um diálogo interior.
B: Belief, ou crença, que se forma em você depois do evento.
C: Consequences, ou consequências, sobre como você se sente depois do evento.
Você já conhece os 27 exercícios de autoconhecimento. Agora é com você. Está em suas mãos decidir dar o primeiro passo.
Reflita sobre essa frase do pensador Ramona L. Anderson: “As pessoas gastam uma vida inteira buscando pela felicidade; procurando pela paz. Elas perseguem sonhos vãos, vícios, religiões, e até mesmo outras pessoas, na esperança de preencherem o vazio que as atormenta. A ironia é que o único lugar onde elas precisavam procurar era sempre dentro de si mesmas.”
Fortalecer o autoconhecimento é um exercício contínuo que traz muitos benefícios. Um deles é o de construir bons hábitos, porque você se conhece o suficiente para escolher os que têm mais chance “sobreviver”.
Os hábitos moldam sua vida e podem transformá-la – para melhor ou pior. Dependerá do quanto você se conhece e o que planeja para você mesmo.
Que tal investir na leitura para ajudá-lo na implementação de hábitos saudáveis? Temos 3 super dicas para você:
Tom Rath escreveu o livro para aqueles que querem uma vida mais saudável e tranquila. Para ele, viver uma vida saudável é questão de implementar pequenas mudanças.
O próprio autor lutou contra uma doença séria para conseguir se manter saudável. A longo prazo, todo mundo pode fazer o mesmo. Antes de começar sua próxima dieta, pegue essa leitura.
A palavra mindfulness entrou na moda e não sai dos blog posts e matérias de jornal. Você provavelmente já ouviu falar dessa técnica, que nos ensina a prestar mais atenção ao que acontece à nossa volta.
Com este guia, você vai aprender a aplicar a técnica com práticas simples. Quem sabe não é o hábito que faltava para sua vida ser completa?
Algumas pessoas precisam de um empurrão um pouco mais forte para colocar hábitos saudáveis de vez na rotina.
Ben explica neste livro que com algumas mudanças no que você faz diariamente, você pode realizar atividades que nunca achou que seria capaz. Afinal, não é preciso ser um atleta dedicado para ser saudável.
Curtiu? Agora que tal aprender um pouco mais sobre como fazer meditação?
Cadastre-se para receber as melhores dicas para o seu crescimento pessoal e profissional.
Sobre o escritor
Equipe 12Minutos
Esse texto foi escrito pela equipe de conteúdo da 12Minutos.
Frases marcantes de livros: conheça nossas 85 favoritas
por Equipe 12Minutos
Desenvolvendo o autoconhecimento com 27 exercícios
por Equipe 12Minutos
Tudo sobre Kindle: o que você precisa saber antes de comprar um (+ hacks)
por Equipe 12Minutos